segunda-feira, 13 de julho de 2009

TP 5

1º Escolha do texto:

Convite

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

Paes, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.
TP 5 página 27

2º Temas que poderão ser discutidos a partir das ideias contidas no texto
  • infância,
  • renovação,
  • força das palavras
3º Estudo das características mais recorrentes do gênero textual
  • versos,
  • estrofes,
  • rima,
  • subjetividade,
  • jogo de palavras
Estudo de aspectos de análise linguísticas do texto
  • Presença de poucos elementos coesivos,
  • A coerência é construida no campo semântico.
  • Uso de comparação.
  • predomínio do emprego de substantivos.
5º Produção de um novo texto (mesmo gênero ou não)

Convite lúdico

Poesia
é brincar com novas e velhas palavras
como se brinca
com uma bola de meia,
um papagaio colorido,
um pião de madeira.

Só que
bola de meia,
papagaio colorido,
pião de madeira
de tanto brincar
se gastam.

As palavras, novas ou velhas, não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam

Como a pura e fria água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia novo
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?


Fazer poesia é brincar com palavras, descobrir em sua superfície beleza e em sua profundidade mensagens múltiplas. É viajar para lugares e tempos sempre novos.

6º Avaliação, auto-avaliação e reescrita.

Equipe: Ana Lúcia Dotti, Maria Brandão, Nilceni Vieira, Célia C. P. Ramos, Luciene Caputo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário