segunda-feira, 15 de junho de 2009

Curso Gestar (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar)

1ªOficina

Objetivo: ●Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.

-Moleque, você sabe se a Ana me adicionou? Porque acho que ela não está legal comigo. Eu estou com saudades dela.

-E você, beleza? Novidades em casa ou na escola? Comigo tranquilo.

-Estou ficando com Joyce, beijando muito. Ela é demais...

-Meu, fica tranquilo a Ana está beleza contigo. Já te aceitou.

-Que tal a gente teclar hoje a noite e sair no final de semana para curtir.

________________________

-Mlq, vc sabe se a Ana me add? pq achu q ela ñ está legal cmg. Eu estou com sauds dela.

-E vc bleza? Novis em ksa ou na escola? Cmg tranquilo.

-Estou ficando com Joyce, bejanu mto. Ela é d+...

-Meu, fika trankilu a Ana está bleza contigo. Já te add.

-Que tal agnt tc oje a noite e sair no final de samana p/ curtir.

Equipe: Nilcéa, Lamara, Eleonay, Ana Lúcia

____________________________________________________________________

2ªOficina

Objetivo: Relacionar gêneros textuais, visando sua aplicação nos diversos meios de comunicação.

Tema: Casa (vender-comprar-trocar-roubar-tombar-alugar)

Aluga-se uma casa!

É uma casa muito jeitosa

com um bom teto e muito espaçada

todos podem entrar nela sim

devido a boa acomodação.

Também foi feita com muito zelo

muito requinte e dedicação

tem muitos cômodos, tão arejados,

tão confortáveis, tão agradáveis...

É uma casa tão desejada

e tão sonhada, tão encantada

na rua dos sonhos numero tal

pra se alugar e ter bom astral.


Equipe: Lamara, Nilcéa, Eleonay, Ana Lúcia


______________________________________________________________________

3ªOficina

Objetivo: ● Reescrever o texto utilizando as diversas tipologias.

Tema: Pesca (Elaborar textos escolhendo uma das tipologias abaixo:)

-Narrativo, Dissertativo, Descritivo, Injuntivo, Preditivo.

Vai chegar o dia em que o anzol não encontrará mais o

azul anil do mar. Onde não existirá mais o tempo nem o silêncio

para o peixe. Onde a agulha vertical não conseguirá mergulhar sua

linha nas águas espumantes.

A fisgada com seu arranco, rasgando o peixe, abrindo a água,

a chaga, o anzol, não deixará mais o peixe na areia sob o sol.

A pesca não será mais vista.


Equipe: Eleonay, Lamara, Nilcéa

____________________________________________________________________

4ªOficina

Trabalho de estudos dirigidos

Objetivo: ● Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais.

Instrução I

●Leia as páginas 118 e 119. Os Gêneros textuais e depois responda às questões abaixo:

Livro Português 6º Ano

a) A que gênero o texto acima pertence?

b) Quanto a tipologia, como ele é classificado?

c) Onde esse tipo de texto pode ser encontrado?

Instrução II

Leia a página 179 e responda:

a) Qual o objetivo da produção desse folheto?

b) Porque o logotipo desse projeto é apresentado em forma de um coração?

c) Em qual gênero e tipologia está inserido?

Instrução III

Leia a página 155 e responda:

a) Qual o gênero que será encenado/

b) Quais os passos que deverão ser seguidos para uma boa apresentação?

c) A que tipo de gênero textual ele está apresentado?

Instrução IV

Leia a página 17 e responda:

a) Identifique os verbos no texto e diga em que termo eles estão.

b) As formas verbais estão adequadas a esse tipo de texto. Elas têm uma intenção. Qual é?

Instruções X

Leia a página 201 e responda:

a) O que são dicas?

b) Quais as funções dos parênteses na segunda dica do texto?

c) Qual a função da palavra "como" na dica número 9?


Equipe: Lamara, Nilcéa, Eleonay


_____________________________________________________________________

Extraído do Livro TP 3/Página(s) 33 e 34

Espaguete com Brócolis e Tomate Seco

400 g de espaguete

● 1 xícara(chá) de brócolis cozidos

● 1 tomate seco em tirinhas

● 2 Colheres(sopa) de azeite

● 1 dente de alho picado

● Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o brócolis e tomate e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida.

Receita 2

Lasanha à recessão gratinada

Ingredientes:

1 membro presidenciável da Academia de Letras

1 pitada de violência

1 ano de salário congelado

2 salários de fome(vulgo salário mínimo)

5 cidadãos desnutridos crus

5 baldes de promessas do tipo "prometo zelar pelos interesses do povo brasileiro se jamais pensar em interesses pessoais"

3 tabletes de clichês famosos como "O Brasil é um gigante adormecido"

Modo de preparar:

Deixe de molho por algumas horas, nos baldes de promessas, o ingrediente presidenciável, os salários de fome e os cidadãos desnutridos crus. Agora refogue o salário congelado com a pitada de violência. Misture os ingredientes e leve ao forno quente para gratinar por duas horas. Polvilhe com clichês famosos e sirva em porções mínimas.

Objetivo: Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Atividades referentes ao texto

1- Em que o texto 1 é semelhante ao texto 2?

________________________________________________________

2- O que existe de diferente entre eles?

________________________________________________________

3- Com que objetivo foi feito o texto 2?

________________________________________________________

4- Você pesquisou e descobriu o que é clichê, agora elabore um clichê com o tema "Brasil".

________________________________________________________

5- Coloque V para verdadeiro e F para falso:

( ) a forma de texto é a mesma apenas no tema.

( ) as informações dos textos (1 e 2) não há diferença.

( ) o texto 2 tem como finalidade: fazer uma piada, uma anedota... sobre os fatos políticos.

( ) o texto 1 é, de fato, uma receita com finalidade de ensinar a preparar um prato na cozinha.

( ) o texto 2 foi utilizado sentido figurado.

( ) as informações do texto 2 em forma de receita produziu humor?

6- Qual é o gênero do texto 1 e 2? E sua tipologia?

Equipe:

Lamara, Nilcéa, Eleonay

__________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário