segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Trem de ferro

Trem de ferro
(Tom Jobim e Manuel Bandeira)
Café com pãoCafé com pãoCafé com pãoVirgem Maria que foi isto maquinista?Agora simCafé com pãoAgora simCafé com pãoVoa, fumaçaCorre, cercaAi seu foguistaBota fogoNa fornalhaQue eu precisoMuita forçaMuita forçaMuita forçaOô..Foge, bichoFoge, povoPassa pontePassa postePassa patoPassa boiPassa boiadaPassa galhoDe ingazeiraDebruçadaQue vontadeDe cantar!Oô...Quando me prenderoNo canaviáCada pé de canaEra um oficiaÔo...Menina bonitaDo vestido verdeMe dá tua bocaPra matá minha sedeÔo...Vou mimbora voou mimboraNão gosto daquiNasci no sertãoSou de OuricuriÔo...Vou depressaVou correndoVou na todaQue só levoPouca gentePouca gentePouca gente...13/07/2009 Oficina

Por que o tema?
Quem seria o "eu" lírico?
Há diferenças de falas entre as estrofes?
Qual o gênero e a tipologia do tesxto?
O ritmo do poema acompanha o ritmo do trem?Qual estrofe comprova essa afirmativa?
Nos 3 primeiros versos há sonoridade e ritmo? Explique.
Explique o quarto verso: "Virge Maria que foi isto maquinista"?
Como explicar a linguagem do poema?
Prosa:
Vou contar-lhes a história de Severino, caboclo lá do sertão que sonhava com uma vida melhor e lá se foi Severino para a cidaqde.
Depois de muita labuta, comeu o pão que o diabo amassou, coitado, não se deu bem com a vida da cidade grande. Decidiu voltar para seu antigo vilarejo, onde estão sua raízes.
Lá vai ele bem de manhã. muito prosa embarcou assustado em um veículo que mal conhecia. De repente........piuí... .... ....
Virge Maria, que foi isso maquinista?
Pela janela Severino avistava bicho correndo, poste, ponte, pasto, boi, galho...
Se sentia tão empolgado com as maravilhas que avistava que tinha vontade de cantar!
Debruçado na janela cantarolava:
"Oô"
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá

" Oô"
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Prá matá minha sede"

E lá se foi Severino pro seu lindo sertão, quantos sonhos em vão?

Equipe
Regina maria de Moraes
Lamara Vieira
Eleonay
Nilcéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário