Aprendendo texto injuntivo
Numa praia, havia uma porção de gaivotas em busca de seu alimento enquanto apenas uma, sozinha, tentava voar de maneira diferente das outras, de uma forma muito especial mas não conseguia, caia. Só que nunca desistia! Tentava voar cada vez melhor.
Quando finalmente conseguiu, descobriu o quanto se amava e o real sentido de viver! (Descobriu que podia aprender voar, ser livre! )
Agora o importante não era receber elogios por sua vitória, queria apenas partilhar com seus amigos o que havia descoberto. Mas eles só lembravam de comer os restos deixados pelos pescadores, migalhas de pão e peixes velhos - pela metade.
Assim não deram importância ao amigo Fernão Capelo Gaivota, que por sua insistência em fazê-los o ouvir acabou por ser excluído do grupo, tendo que viver sozinho em um lugar muito distante.
Mas nem isso fazia Fernão ser triste. O que o entristecia era ver que seus amigos não queriam aprender a voar, aprender a ser feliz, aprender a pegar peixes frescos em cada mergulho magnífico que podiam dar.
Descobriu que o medo e o tédio são as razões porque a vida de uma gaivota é tão curta, e sem isso a perturbar-lhe viveu de fato uma vida longa e feliz.
Quando foi para uma terra longínqua conheceu Henrique que lhe ensinou muitas coisas! Porém seu mestre Henrique foi embora, coube então a Fernão Capelo Gaivota a missão de ensinar as novas gaivotas como voar.
Foi no momento em que estas gaivotas pequenas ficaram um pouco maiores, que ele percebeu que já haviam aprendido o necessário e que podiam continuar sozinhas. Então, mesmo ainda sem permissão resolveu voltar para a sua terra, tentando finalmente mostrar a felicidade de voar a seus antigos amigos.
Queria poder ensinar que o paraíso não é em um lugar nem em um tempo determinado, que o paraíso é perfeito, que está ao alcance de todos. É que basta querer que todos podem ir a qualquer lugar a qualquer momento.
Realizando os vôos que aprendera, voltou próximo a sua terra. Contudo o mais velho do grupo impediu que os demais falassem ou mesmo olhassem para Fernão. Todavia ao perceberam os seus movimentos e lembrando da antiga amizade, foram se aproximando desejando aprender a voar também.
- Pode me ensinar a voar como você? - Perguntou um deles.
- Claro. - Disse Fernão.
E começou a ensinar que o corpo é o nosso pensamento numa forma que podemos visualizar. Então para voar, basta querer! Ensinou tudo o que tinha aprendido com seu mestre amigo Henrique e mais o que aprendera sozinho ensinando as gaivotas mais novas.
- Deu certo! - Gritou uma gaivota ao conseguir voar livremente.
- Dá sempre certo quando sabemos o que estamos fazendo. - Respondeu Fernão. Assim foram passando os dias e ensinando a mais e mais gaivotas. Todas aprendiam! Umas mais devagar, outras mais rápidas, mas todas quando queriam aprendiam.
Quando novamente Fernão Capelo Gaivota percebeu que estava na hora de crescerem sozinhas, partiu para outra terra longínqua a fim de divulgar ainda mais seus movimentos. E assim foi ensinando a quem quisesse ser feliz. Seus discípulos mais tarde fizeram o mesmo, ensinando outras novas gaivotas...
Resumo de Rossana Estrella
INSTRUÇÃO I-
Leia o texto acima com muita atenção. Caso encontre palavras desconhecidas, recorra ao dicionário quantas vezes for necessário. Depois ter lido e compreendido o texto, vá para instrução seguinte. Leia-a e siga cada comando emitido. Resolva as questões propostas. Faça isso sucessivamente, mas lembre-se: pare, reflita e resolva! Não deixe de fazer nenhuma questão. Você é capaz!
INSTRUÇÃO II
Vá às páginas 23 e 24 de seu livro. Leia as definições de frase, oração e período. Agora classifique o parágrafo 11.
INSTRUÇÃOIII
Com o dicionário em mãos, encontre a classe gramatical das palavras destacadas no texto e coloque-as em ordem alfabética.
INSTRUÇÃO IV
Volte ao livro nas páginas 34 e 35 e de posse das novas regras de acentuação, corrija as palavras do texto que não estejam de acordo com o novo acordo ortográfico. Elabore agora uma regra dizendo por que as palavras só e dá estão acentuadas. No plural continuam acentuadas? E suas classificações quanto à acentuação mudam?
Vitória, insistência, tédio são acentuadas, por quê?
Discípulo, rápidas o que essas palavras têm em comum?
INSTRUÇÃO V
Volte ao seu livro de português nas páginas 101, 102, 131,132. Leia as definições dadas e em seguida retire do texto um exemplo para cada tipo de sujeito.
INSTRUÇÃO VI
Ainda consultando seu livro vá às paginas 173, 174, 175,176. Classifique os predicados das orações que estão entre parênteses. Preste atenção!
INSTRUÇÃO VII
Com respeito ainda às paginas das instruções VI, classifique os verbos quanto à transitividade das orações entre parênteses.
INSTRUÇÃO VIII
Reveja nas páginas 45, 46, 47,48 o que são conjunções coordenadas, após a leitura, classifique e circule as conjunções das seguintes orações do texto.
“Mas eles só lembravam de comer...”
“... e sem isso a pertubar-lhe ...”
“Porém seu mestre Henrique...”
INSTRUÇÃO IX
Responda:
Ao longo do texto foram usados alguns travessões. Justifique esta afirmação.
Por que Rossana Estrella termina o texto com reticências?
INSTRUÇÃO X
Estamos na última instrução.
Há dois tipos de linguagem: verbal e não-verbal. A linguagem verbal é aquela que se utiliza de palavras escritas. A linguagem não-verbal é aquela que utiliza de imagens, cores, gestos, sons, desenhos símbolos, etc. para transmitir uma mensagem. Sua missão agora é transformar o texto - linguagem verbal –em linguagem não-verbal. Use a criatividade. Sucesso, você é demais , amiguinho!
Professoras: Alcione Framil Amorim, Célia P. Ramos
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