Curso Gestar (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar)
1ªOficina
Objetivo: ●Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
→ -Moleque, você sabe se a Ana me adicionou? Porque acho que ela não está legal comigo. Eu estou com saudades dela.
-E você, beleza? Novidades em casa ou na escola? Comigo tranquilo.
-Estou ficando com Joyce, beijando muito. Ela é demais...
→ -Meu, fica tranquilo a Ana está beleza contigo. Já te aceitou.
-Que tal a gente teclar hoje a noite e sair no final de semana para curtir.
________________________
→ -Mlq, vc sabe se a Ana me add? pq achu q ela ñ está legal cmg. Eu estou com sauds dela.
-E vc bleza? Novis em ksa ou na escola? Cmg tranquilo.
-Estou ficando com Joyce, bejanu mto. Ela é d+...
→ -Meu, fika trankilu a Ana está bleza contigo. Já te add.
-Que tal agnt tc oje a noite e sair no final de samana p/ curtir.
Equipe: Nilcéa, Lamara, Eleonay, Ana Lúcia
____________________________________________________________________
2ªOficina
Objetivo: ● Relacionar gêneros textuais, visando sua aplicação nos diversos meios de comunicação.
Tema: Casa (vender-comprar-trocar-roubar-tombar-alugar)
Aluga-se uma casa!
É uma casa muito jeitosa
com um bom teto e muito espaçada
todos podem entrar nela sim
devido a boa acomodação.
Também foi feita com muito zelo
muito requinte e dedicação
tem muitos cômodos, tão arejados,
tão confortáveis, tão agradáveis...
É uma casa tão desejada
e tão sonhada, tão encantada
na rua dos sonhos numero tal
pra se alugar e ter bom astral.
Equipe: Lamara, Nilcéa, Eleonay, Ana Lúcia
______________________________________________________________________
3ªOficina
Objetivo: ● Reescrever o texto utilizando as diversas tipologias.
Tema: Pesca (Elaborar textos escolhendo uma das tipologias abaixo:)
-Narrativo, Dissertativo, Descritivo, Injuntivo, Preditivo.
Vai chegar o dia em que o anzol não encontrará mais o
azul anil do mar. Onde não existirá mais o tempo nem o silêncio
para o peixe. Onde a agulha vertical não conseguirá mergulhar sua
linha nas águas espumantes.
A fisgada com seu arranco, rasgando o peixe, abrindo a água,
a chaga, o anzol, não deixará mais o peixe na areia sob o sol.
A pesca não será mais vista.
Equipe: Eleonay, Lamara, Nilcéa
____________________________________________________________________
4ªOficina
Trabalho de estudos dirigidos
Objetivo: ● Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais.
→●Leia as páginas 118 e 119. Os Gêneros textuais e depois responda às questões abaixo:
Livro Português 6º Ano
a) A que gênero o texto acima pertence?
b) Quanto a tipologia, como ele é classificado?
c) Onde esse tipo de texto pode ser encontrado?
Instrução II
→●Leia a página 179 e responda:
a) Qual o objetivo da produção desse folheto?
b) Porque o logotipo desse projeto é apresentado em forma de um coração?
c) Em qual gênero e tipologia está inserido?
Instrução III
→●Leia a página 155 e responda:
a) Qual o gênero que será encenado/
b) Quais os passos que deverão ser seguidos para uma boa apresentação?
c) A que tipo de gênero textual ele está apresentado?
Instrução IV
→●Leia a página 17 e responda:
a) Identifique os verbos no texto e diga em que termo eles estão.
b) As formas verbais estão adequadas a esse tipo de texto. Elas têm uma intenção. Qual é?
Instruções X
→●Leia a página 201 e responda:
a) O que são dicas?
b) Quais as funções dos parênteses na segunda dica do texto?
c) Qual a função da palavra "como" na dica número 9?
Equipe: Lamara, Nilcéa, Eleonay
_____________________________________________________________________
Extraído do Livro TP 3/Página(s) 33 e 34
Espaguete com Brócolis e Tomate Seco
●
● 1 xícara(chá) de brócolis cozidos
● 1 tomate seco em tirinhas
● 2 Colheres(sopa) de azeite
● 1 dente de alho picado
● Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o brócolis e tomate e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida.
Receita 2
Lasanha à recessão gratinada
Ingredientes:
1 membro presidenciável da Academia de Letras
1 pitada de violência
1 ano de salário congelado
2 salários de fome(vulgo salário mínimo)
5 cidadãos desnutridos crus
5 baldes de promessas do tipo "prometo zelar pelos interesses do povo brasileiro se jamais pensar em interesses pessoais"
3 tabletes de clichês famosos como "O Brasil é um gigante adormecido"
Modo de preparar:
Deixe de molho por algumas horas, nos baldes de promessas, o ingrediente presidenciável, os salários de fome e os cidadãos desnutridos crus. Agora refogue o salário congelado com a pitada de violência. Misture os ingredientes e leve ao forno quente para gratinar por duas horas. Polvilhe com clichês famosos e sirva em porções mínimas.
Objetivo: ● Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Atividades referentes ao texto
1- Em que o texto 1 é semelhante ao texto 2?
________________________________________________________
2- O que existe de diferente entre eles?
________________________________________________________
3- Com que objetivo foi feito o texto 2?
________________________________________________________
4- Você pesquisou e descobriu o que é clichê, agora elabore um clichê com o tema "Brasil".
________________________________________________________
5- Coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) a forma de texto é a mesma apenas no tema.
( ) as informações dos textos (1 e 2) não há diferença.
( ) o texto 2 tem como finalidade: fazer uma piada, uma anedota... sobre os fatos políticos.
( ) o texto 1 é, de fato, uma receita com finalidade de ensinar a preparar um prato na cozinha.
( ) o texto 2 foi utilizado sentido figurado.
( ) as informações do texto 2 em forma de receita produziu humor?
6- Qual é o gênero do texto 1 e 2? E sua tipologia?
Equipe:
Lamara, Nilcéa, Eleonay
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário